Coreografia para Casamento

Envie uma mensagem

Dançar no casamento

Por Carla Christiani

Casamento de Jean e FernandaA dança dos noivos representa um momento romântico e inesquecível no ritual do casamento, pois esse instante marca a primeira atividade que o casal desenvolve em parceria como marido e mulher. A felicidade, a cumplicidade e o entrosamento saltam aos olhos na hora da dança, uma sensação apaixonante que fica guardada na memória e compõe elemento significativo na história do casal. Todos os ritmos da dança de salão estimulam esse comprometimento romântico, desde a tradicional valsa até o bolero, o tango, entre outros.

  Alguns casais que nos procuram querem dançar com naturalidade sem que os movimentos sejam coreografados. Eles preferem a tradicional valsa da maneira mais simples possível. Buscam dançar no ritmo, sem pisar nos pés um do outro e com sintonia suficiente para desenvolverem 2 ou 3 movimentos característicos da valsa.  Para eles indicamos um número menor de aulas que pode variar entre 3 e 5 encontros com os professores, considerando que cada aluno tem seu tempo de aprendizado.

Outros casais preferem que a dança seja coreografada. Neste caso, os passos são ensinados e os movimentos marcados de acordo com a música. A coreografia é ensaiada até que esteja totalmente internalizada. Aos poucos ela ganha fluidez e naturalidade e os noivos ficam à vontade e seguros, pois percebem que estão prontos para dançarem harmoniosamente. Mesmo aqueles que, no início, acreditavam ter enorme dificuldade para aprender a dançar ficam surpreendidos com o que podem fazer após algumas aulas e ensaios.

Bom lembrar que a coreografia é apresentada para amigos e parentes que não estão esperando por um show. Os noivos tem este trunfo: os convidados não conhecem a coreografia e não costumam ter grandes expectativas em relação à dança do casal. Portanto, se algo inesperado acontece na hora da apresentação é possível contar com momentos de improvisação, pois sempre estudamos um plano “B” para que a dança dos noivos seja agradável e possa sensibilizar os convidados. O tempo necessário para o desenvolvimento da coreografia varia entre 5 e 10 aulas, habitualmente.

Não costumamos fazer coreografia-show, isto é, coreografia própria para apresentação em palco. Acreditamos que a ideia do show não condiz com a ocasião.  Afinal, trata-se de uma cerimônia de casamento e por mais que o evento tenha um perfil contemporâneo, as vestimentas dos noivos não permitem movimentos acrobáticos que caracterizam o show. Os noivos mais arrojados podem dançar ritmos inusitados, tais como: a salsa, o zouk ou o rock, desde que a coreografia seja elaborada com certo cuidado, principalmente em relação aos famosos “passos de efeito”[1], que podem transformar o sonho de dançar no casamento em pesadelo. É possível explorar a beleza dos movimentos característicos da salsa, do zouk, do rock, do tango, do bolero ou de qualquer outro ritmo com naturalidade e simetria.

Também evitamos reproduzir coreografias prontas, como as que aparecem nos filmes hollywoodianos.  Fazemos questão de criar uma dança personalizada e original, capaz de destacar os pontos fortes e respeitar a personalidade do casal.

Sim, é possível dançar com beleza e elegância no dia do seu casamento. Basta agendar uma visita para nos conhecer e esclarecer suas dúvidas.

 


[1] Passos que exigem alto conhecimento técnico, tais como: passos acrobáticos, pegadas, piruetas etc.

 

É Proibido a cópia total ou parcial deste artigo. Todo o conteúdo é protegido por direitos autorais. O plágio é crime por lei e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

 

Contato

Carla Christiani

7sentidosdanca@gmail.com

Cel.: (11) 99122-9641

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode